Reintrodução da Fauna na “Meia Terra”
Projeto Local"Meia Terra" é a meta de expandir as reservas naturais para 50% da superfície da Terra para impedir a extinção em massa
O entomologista Edward Osborne (EO) Wilson e o jornalista Tony Hiss cunharam o termo "Meia Terra" em 2014, com base em esforços semelhantes realizados pela Wildlands Network e pela WILD Foundation desde a década de 1990. Os conservacionistas dessas duas organizações foram inspirados pela pesquisa de Wilson sobre biogeografia de ilhas na década de 1960, quando ele e Robert MacArthur formularam uma relação matemática entre biodiversidade e território com base na quarta raiz. Décadas depois, Wilson e outros ativistas perceberam que as reservas naturais haviam se tornado ilhas de biodiversidade em um mar de paisagens modificadas pelo homem. Se apenas 10% dos ecossistemas fossem protegidos em parques, apenas 56% (ou seja, 4√0,1) das espécies sobreviveriam, enquanto a conservação de 50% - Metade da Terra - protegeria 84% da biodiversidade mundial (4√0,5).
Para encontrar espaço para a Meia Terra, é necessário enfrentar três problemas: o consumo de carne, a pegada territorial dos sistemas de energia renovável e o passado colonial do movimento conservacionista. O setor pecuário ocupa muito mais terras do que qualquer outro setor da economia mundial, o que o torna o maior impulsionador da crise de extinção. As energias renováveis têm uma baixa "densidade de potência" (W/m2 ) em comparação com os combustíveis fósseis, o que significa que podem exigir muito espaço. Como as reservas naturais, o setor de carnes e a energia renovável já estão competindo por terras escassas, precisamos lutar para evitar que os povos indígenas e outras populações marginalizadas sejam deslocados. Os grupos ambientalistas e conservacionistas precisam fazer mais para redimir seu passado, muitas vezes obscuro, e construir alianças com os povos indígenas e o movimento de justiça ambiental. Uma meta tão ambiciosa como a Meia Terra não pode ser realizada isoladamente dos setores agrícolas e energéticos globais e sem o apoio de uma coalizão diversificada, internacional e radical.
Você deve ter pelo menos 3 símbolos de Incentivo nesta pilha de cartas para realizar esta ação.
Descarte 1 carta da sua mão, então adicione 2 fichas de Resiliência Ecológica por símbolo de Ecologia nesta pilha de cartas.
Você pode adicionar fichas a qualquer (mas apenas um) tabuleiro de jogador (incluindo o seu próprio), uma vez por rodada.
Campanha Nature Needs Half da Fundação WILD
Projeto Half-Earth de EO WIlson
Relatório Planeta Vivo da WWF (WWF)
Uso da terra (Our World in Data)
Sierra Club pede desculpas pelas opiniões racistas do "pai dos parques nacionais" John Muir (The Guardian)
Wilson, Edward O. e Robert H. MacArthur. The theory of island biogeography [A teoria da biogeografia de ilhas]. Princeton University Press, 1967
Wilson, Edward O. Half-Earth: our planet's fight for life [Meia Terra: a luta do nosso planeta pela vida]. WW Norton & Company, 2016.
Smil, Vaclav. Power density: a key to understanding energy sources and uses (Densidade de potência: uma chave para entender fontes e usos de energia). MIT press, 2015.
Crist, Eileen et al. "Protecting half the planet and transforming human systems are complementary goals" (Proteger metade do planeta e transformar os sistemas humanos são objetivos complementares). Frontiers in Conservation Science 2 (2021): 761292.
James R. Allan et al. "The minimum land area requiring conservation attention to safeguard biodiversity." Science, 2022; 376 (6597): 1094.
Dinerstein, Eric et al. "A global deal for nature: guiding principles, milestones, and targets" (Um acordo global para a natureza: princípios orientadores, marcos e metas). Science advances 5, no. 4 (2019): eaaw2869.
Como indivíduo, reduza significativamente - ou até mesmo completamente - o consumo de produtos de origem animal e, como membro de uma comunidade, faça pressão para que a alimentação vegana seja a opção padrão - seja no trabalho, na escola ou em uma ocupação ativista.
Associe-se a uma organização de conservação local ou global que esteja trabalhando para proteger espaços de biodiversidade, reflorestar ecossistemas com a introdução de espécies extirpadas e melhorar a conectividade entre reservas naturais.
Apoiar políticos e políticas que buscam reduzir o consumo de energia (por exemplo, cidades sem carros, aparelhos eficientes, moradias passivas e viagens de trem) para que seja necessária menos infraestrutura renovável.
Conheça e reflita sobre episódios históricos em que o movimento ambientalista colaborou com autoridades racistas em detrimento de grupos marginalizados.