Furacões
CriseOs furacões são tempestades intensas e rotativas com chuvas fortes e ventos fortes (120 km/h ou mais). Eles se formam em águas oceânicas quentes e geralmente causam destruição generalizada ao atingir a terra. São chamados de ciclones no Pacífico Sul e ao redor do Oceano Índico, e de tufões no Pacífico Ocidental.
A temporada de furacões no hemisfério norte começa em junho e termina em novembro, com o pico da temporada em setembro. No hemisfério sul, a temporada começa em novembro e vai até abril.
Os furacões são especialmente destrutivos nas regiões costeiras, pois sua intensidade diminui à medida que se deslocam para o interior. Quando atingidos, os furacões podem causar impactos em cascata, como falhas em serviços essenciais (energia, água, lixo etc.), interrupção dos serviços de saúde de emergência e perdas salariais para os funcionários que perdem o emprego, mas não têm proteção salarial. Os furacões também podem causar impactos ambientais perigosos para a saúde humana quando as águas das enchentes se misturam com outros poluentes
As pessoas que correm mais risco quando ocorrem furacões são aquelas que moram em abrigos ou em casas de baixa qualidade que não foram construídas para resistir a tempestades extremas, que estão desabrigadas ou localizadas em áreas propensas a inundações. As pessoas marginalizadas, com deficiências ou com pouca riqueza podem ter mais dificuldade para acessar os serviços antes e depois do desastre e podem ter menos confiança nas ordens de evacuação do governo.
Os furacões obtêm sua energia e intensidade das águas quentes do oceano. À medida que as temperaturas dos oceanos aumentam devido à emergência climática, a intensidade dos furacões também está aumentando. A taxa de intensificação dos furacões também está ficando mais rápida do que no passado. Não se sabe se os furacões também se tornarão mais comuns.
Os sistemas de alerta antecipado, juntamente com os planos de evacuação, podem ajudar a reduzir drasticamente as mortes por furacões. Além disso, a infraestrutura doméstica e comunitária construída para resistir a furacões pode reduzir os danos e as perdas econômicas. Também é fundamental garantir que as comunidades marginalizadas tenham acesso a serviços essenciais antes, durante e depois da passagem de um furacão.
Todos os jogadores devem adicionar 1 Comunidade em Crise por Faixa de Temperatura.
Os jogadores podem reduzir este efeito em 1 para cada ficha de Resiliência Ecológica no tabuleiro de jogador.
Por exemplo: 5 Faixas de Temperatura - 3 fichas de Resiliência Ecológica = adicione 2 Comunidades em Crise.
Fichas de Resiliência não são descartadas.
Furacões, ciclones e tufões explicados (National Geographic)
Ciclone tropical (Wikipedia)
Se você mora em uma área propensa a furacões, envolva seu governo local para garantir que as comunidades marginalizadas tenham acesso a serviços antes, durante e depois do desastre.
Independentemente de onde você mora, se um amigo ou membro da família (ou você mesmo!) estiver sob uma ordem de evacuação por furacão, incentive-o a segui-la.
Faça campanha para que seu governo tenha planos de ação de emergência robustos, incluindo planos de apoio a comunidades vulneráveis e àquelas que vivem ou trabalham em áreas remotas.
Participe de redes comunitárias para apoiar pessoas afetadas por furacões, como desabrigados ou pessoas cujas casas foram danificadas pelos impactos dos furacões.