Desertificação
CriseA desertificação é o processo pelo qual a vegetação desaparece de um ecossistema, deixando um deserto seco em seu lugar. Dessa forma, a desertificação agrava os problemas econômicos, sociais e ambientais existentes, como pobreza, saúde precária, falta de segurança alimentar, perda de biodiversidade, escassez de água, migração forçada e menor resistência a emergências climáticas ou desastres.
A desertificação representa um sério desafio ao desenvolvimento sustentável e à capacidade de sobrevivência da humanidade em muitas áreas do mundo, com as pessoas que vivem em áreas já degradadas ou desertificadas sofrendo cada vez mais o impacto negativo da emergência climática.
A humanidade precisa de terras saudáveis. No entanto, as perdas crescentes dessas paisagens - impulsionadas pela ação humana e pela emergência climática - têm o potencial de mudar a forma como bilhões de pessoas viverão, agora nas próximas décadas.
À medida que a população global aumenta, áreas cada vez maiores são dedicadas à agricultura intensiva. A irrigação excessiva corrói o precioso solo e esgota os aquíferos, especialmente em áreas que já são áridas. O gerenciamento da água e da terra como sistemas vivos por meio do cultivo cuidadoso de árvores e da cobertura vegetal verde pode ajudar a reduzir e até mesmo reverter a desertificação. Também é essencial evitar que as empresas desperdicem, poluam e gerenciem mal a água, ou usem mais do que sua cota justa.
A desertificação no Brasil é um grave problema ambiental, especialmente em regiões semiáridas como o Nordeste, onde a combinação de clima seco, desmatamento e práticas agrícolas inadequadas degrada o solo e reduz sua capacidade produtiva. Estima-se que cerca de 13% do território brasileiro esteja suscetível à desertificação, impactando diretamente a vida de milhões de pessoas. Esse processo intensifica a perda de biodiversidade, a escassez de recursos hídricos e a vulnerabilidade socioeconômica das populações locais. O combate à desertificação exige ações como reflorestamento, manejo sustentável do solo e políticas públicas que promovam a convivência harmoniosa com o semiárido.
Cada jogador perde 1 ficha de Resiliência Ecológica.
Se esta Crise estava virada para cima durante a Etapa Local e jogadores inseriram cartas sob ela, este efeito pode ser ignorado pela mesma quantidade de jogadores que o número de cartas inserido.
Summary for Policymakers - Special Report on Climate Change and Land (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC)
Desertificação (Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, UNCCD)
Blue Lifelines for a Secure Sahel (BLiSS) (Wetlands International)
Defenda que o seu governo proteja as áreas úmidas - as "linhas de vida azuis" de que precisamos para combater a desertificação - e instale sistemas naturais de gerenciamento de risco de inundação que ajudem a manter os cursos d'água saudáveis.
Faça campanha contra a perda de árvores e cobertura vegetal, que retêm o solo e conservam a umidade.
Verifique se há um plano para gerenciar a água em sua área e pergunte à empresa de abastecimento de água ou ao governo local se ele leva em conta os impactos da emergência climática.