Degradação do Solo
CriseA degradação do solo geralmente envolve a perda da biota do solo, o que, por sua vez, torna a terra menos fértil. A biota do solo são os minúsculos organismos vivos que criam a estrutura e mantêm as funções que tornam o solo fértil e permitem que ele absorva e retenha umidade suficiente para que as plantações se desenvolvam. A degradação do solo também afeta a capacidade do solo de produzir mais solo, reduzindo sua "taxa de recarga". Isso, por sua vez, faz parte de um ciclo vicioso no qual a camada superficial do solo é erodida pelo vento e pela água, um processo exacerbado pelas mudanças climáticas.
A degradação do solo é uma crise global, especialmente onde a terra está sujeita à agricultura industrial. A biota do solo é morta por herbicidas usados para matar ervas daninhas, pesticidas usados para matar insetos e patógenos e monoculturas, por exemplo. A degradação do solo afeta desproporcionalmente os agricultores mais pobres e de pequena escala que não podem pagar por fertilizantes e irrigação e, como a agricultura industrial acrescenta "insumos" tóxicos até que a terra não seja mais arável, isso leva à "apropriação de terras", em que grandes fazendas industriais compram parcelas menores de terras agrícolas. Como o solo é um sumidouro vital de carbono, a degradação do solo - e os métodos agrícolas industriais que contribuem para isso - é uma grande fonte de emissões de carbono.
Para nutrir um solo saudável, devem ser desenvolvidos e adaptados às condições específicas da terra métodos de construção restauradora e regenerativa do solo. Por exemplo, o plantio biodiverso apoia a saúde do solo e reduz a vulnerabilidade a pragas e patógenos, e o conhecimento tradicional muitas vezes é a chave para liberar a produtividade agrícola ecologicamente correta por meio do manejo sustentável do solo e da terra, ao mesmo tempo em que mantém a função do solo como um importante depósito de carbono.
Ignore esta Crise se nenhum jogador tiver Comunidades em Crise.
O jogador com a maior quantidade de Comunidades em Crise perde 2 fichas de Resiliência Ecológica. No modo Solo, perca somente 1 ficha de Resiliência Ecológica.
Se esta Crise estava virada para cima durante a Etapa Local e jogadores inseriram um símbolo de Ecologia sob ela, este efeito pode ser ignorado.
Como as práticas de gestão de terras indígenas são um modelo para a agricultura resiliente ao clima (Resilience.org)
Combate à desertificação e degradação da terra (Ministério do Meio Ambiente)
Peça aos políticos que garantam que os agricultores regenerativos sejam recompensados economicamente por seus esforços e que proíbam práticas inseguras.
Faça compostagem de resíduos de alimentos e outros materiais orgânicos para produzir um solo fértil e rico em nutrientes, ajudando a sequestrar carbono e reduzindo a necessidade de fertilizantes sintéticos.
Faça campanha para acabar com o desmatamento e para que as mudanças no uso da terra em sua região sejam examinadas em relação às metas climáticas e ecológicas.