Regulamentações de Paraísos Fiscais
Projeto GlobalOs paraísos fiscais são países que estabelecem taxas de impostos baixas para atrair investimentos. Empresas e indivíduos ricos podem usar brechas fiscais em seus países de origem para aproveitar as baixas alíquotas de impostos em países com paraísos fiscais. Por exemplo, em 2018 e 2019, a Shell evitou impostos sobre mais de US$ 2,7 bilhões em lucros usando empresas falsas nas Bermudas e nas Bahamas.
Os paraísos fiscais retiram a receita tributária das nações e aumentam a riqueza das empresas e indivíduos que se aproveitam deles. Ao fechar as brechas fiscais, os países podem gerar mais receita tributária para usar no combate à emergência climática ou ajudar as pessoas mais prejudicadas por ela. O fechamento de brechas fiscais também reduz a riqueza de empresas como a Shell, que podem ter incentivos para lutar contra os esforços para enfrentar a emergência climática, reduzindo assim sua capacidade de impedir ações climáticas em seus países de origem.
Entretanto, pode ser difícil fechar os paraísos fiscais. Em muitos casos, os países gostam de oferecer baixas alíquotas de impostos para incentivar as empresas a se mudarem para eles, por exemplo, o que significa que são vistos como importantes para a geração de empregos e renda locais. Pessoas poderosas que se beneficiam de paraísos fiscais também podem relutar em fechá-los.
A diplomacia internacional e os ajustes nas regras tributárias locais também podem ajudar a fechar brechas e forçar as empresas a seguir as regulamentações corretas. Uma maneira mais radical de eliminar os paraísos fiscais seria harmonizar os sistemas tributários globais, garantindo que os países não possam desenvolver brechas e incentivos tão facilmente.
Para ativar este Projeto Global, os jogadores devem inserir cartas de Projeto Local de suas mãos sob esta carta. O requisito é 1 símbolo de Regulamentação para cada jogador no jogo, inserido por qualquer um (por exemplo, um jogador pode inserir 2 cartas, enquanto outro pode não inserir nenhuma).
Uma vez ativo: cada jogador compra uma carta de Projeto Local adicional por rodada, no início da etapa Local.
Novo estudo levanta sinais de alerta sobre o papel dos paraísos fiscais na destruição do meio ambiente (International Consortium of Investigative Journalists)
A coordenação tributária pode levar a uma economia global mais justa e mais verde (Fundo Monetário Internacional, FMI)
Apoiar leis que fechem as brechas fiscais, mesmo que não sejam explicitamente sobre a emergência climática
Incentivar os políticos e legisladores a responsabilizar as empresas por evasão fiscal.
Se você mora em um paraíso fiscal, faça campanha para que seus governos estabeleçam taxas de impostos justas.