Remoção do Metano
Projeto LocalO metano é um gás de efeito estufa especialmente potente que retém 80 vezes mais calor do que o dióxido de carbono. Embora atualmente haja menos metano do que dióxido de carbono sendo emitido na atmosfera pela atividade humana, a taxa de emissão de metano tem aumentado mais rapidamente.
Grandes quantidades de metano são geradas pela decomposição de plantas e animais presos no subsolo do Ártico. À medida que a atmosfera se aquece e o permafrost do Ártico derrete, corremos o risco de desencadear um ciclo de retroalimentação: o metano aprisionado é liberado, causando mais aquecimento global e mais derretimento, que libera mais metano. Além disso, cerca de 70 megatoneladas de metano são vazadas anualmente de projetos de petróleo e gás.
A remoção de metano está relacionada a tentativas de reduzir a quantidade de metano na atmosfera. Um exemplo é o uso de minerais porosos chamados zeólitos para filtrar o metano e convertê-lo em dióxido de carbono, não o removendo totalmente, mas diminuindo seu impacto no aquecimento. É possível que ele também seja convertido em etanol combustível.
A remoção do metano está muito atrás da remoção do dióxido de carbono, embora existam soluções que reduzam as emissões de metano na fonte. Outro desafio é que as concentrações de metano, apesar de seu impacto no aquecimento global, são tão baixas quimicamente que capturá-lo diretamente é difícil e consome muita energia. Mais financiamento para pesquisa e desenvolvimento poderia ajudar a aprimorar essas tecnologias.
Durante a etapa de Emissões, antes de adicionar seus cubos de Carbono à área de Emissões Recentes, descarte 2 cartas de sua mão. Remova 1 cubo de Carbono das suas Emissões para cada símbolo de Inovação nesta pilha de cartas.
Você pode realizar esta ação uma vez por rodada.
Como as emissões de metano contribuem para as mudanças climáticas (World Resources Institute, WRI)
Reduzir as emissões de metano das operações de petróleo e gás (Laboratório de Mudança de Sistemas)
Por que a captura de metano é tão difícil (Scientific American)
3 gráficos explicam uma das oportunidades mais negligenciadas para lidar com as mudanças climáticas e a pobreza (World Resources Institute, WRI)
Defenda serviços de compostagem e iniciativas de redução de desperdício de alimentos em seu bairro.
Peça a seus representantes políticos que eliminem gradualmente os subsídios aos produtores de carne e apoiem iniciativas para incentivar dietas saudáveis baseadas em vegetais.
Defenda a regulamentação do metano nas operações de petróleo e gás e a limpeza de vazamentos de metano com seus representantes eleitos.