Crise Geopolítica
CriseA emergência climática está mudando tudo: os combustíveis que os países usam, o número de pessoas que se deslocam, como os sistemas alimentares funcionam e assim por diante. Tudo isso tem um impacto sobre a geopolítica e o equilíbrio global de poder.
Um ótimo exemplo é a região do Ártico. O derretimento do gelo está revelando mais petróleo, gás fóssil e outros recursos valiosos, e os governos e as empresas esperam lucrar com esses desenvolvimentos. Isso levou a um aumento da presença militar na região, levantando preocupações sobre possíveis conflitos. As nações estão reivindicando áreas anteriormente inacessíveis, incluindo o leito marinho, enquanto países tão distantes quanto a China estão alegando que são "nações quase árticas" com o direito de explorar a região. Enquanto isso, o degelo está abrindo novas rotas marítimas para o comércio e o turismo, apresentando desafios para a navegação e o transporte marítimo, incluindo preocupações com a segurança e os impactos ambientais do aumento do tráfego.
As leis, normas e instituições internacionais terão de acompanhar os desafios geopolíticos apresentados pela emergência climática. Elas terão que impedir que esses desafios se transformem em conflitos e garantir que os direitos das pessoas e dos ecossistemas não sejam apenas protegidos, mas aprofundados.
A crise geopolítica relacionada às mudanças climáticas no Brasil reflete a interseção entre desafios ambientais e tensões políticas internas e externas. O desmatamento na Amazônia, aliado à expansão agrícola e à exploração de recursos naturais, tem gerado críticas internacionais e ameaças a acordos comerciais, como o Mercosul-União Europeia. Internamente, os impactos das mudanças climáticas, como secas prolongadas, enchentes e perda de biodiversidade, agravam desigualdades regionais e conflitos pelo uso de terras e recursos hídricos. A falta de políticas climáticas efetivas coloca o Brasil em posição delicada no cenário global, ao mesmo tempo que dificulta a adaptação das comunidades mais vulneráveis aos efeitos do aquecimento global.
Esta carta tem um efeito permanente.
Quando esta carta for ativada na Etapa de Crise, os jogadores não podem usar efeitos que lhes permitam dar cartas a outros jogadores.
Para descartar esta carta, os jogadores devem inserir 2 símbolos de Sociedade sob ela durante a Etapa Local.
Vamos colocar a sustentabilidade e as mudanças climáticas no centro da política internacional (Carnegie Endowment for International Peace)