Crise Financeira Global
CriseHá quatro maneiras gerais pelas quais a emergência climática afeta o sistema financeiro.
Em primeiro lugar, algumas empresas, como as gigantes do setor de combustíveis fósseis, podem perder rapidamente seu valor ou até mesmo vê-lo entrar em colapso à medida que as economias se afastam das atividades sujas. Em 2021, uma análise identificou cerca de US$ 56 trilhões de investimentos financeiros vinculados a combustíveis fósseis. Isso é significativamente maior do que o US$ 1 trilhão de ativos no centro da crise financeira de 2007/8.
Em segundo lugar, a piora dos choques climáticos tem um impacto sobre os investimentos financeiros. Esses impactos podem ser agudos, como tempestades extremas que destroem instalações industriais que dão valor aos ativos financeiros, ou crônicos, como o aumento dos custos de seguro devido a extremos cada vez piores.
Em terceiro lugar, os investimentos financeiros serão afetados pelos danos e pelo caos mais amplos causados pelo aumento das temperaturas. Por exemplo, a chance de as principais regiões produtoras de alimentos do mundo serem atingidas simultaneamente por tempestades extremas está aumentando. Isso poderia resultar em uma crise alimentar global, causando instabilidade social e política geral, o que afetaria os mercados financeiros.
Em quarto lugar, todas essas três coisas podem acontecer ao mesmo tempo. Isso fez com que governos, bancos centrais e empresas financeiras começassem a desenvolver ferramentas para entender e agir sobre esses riscos. Mas esses esforços estão muito aquém do necessário e são apenas voluntários.
Na próxima rodada, todos os jogadores compram uma carta de Projeto Local a menos durante a Etapa Local.
Se esta Crise estava virada para cima durante a Etapa Local e jogadores inseriram 2 símbolos de Regulamentação sob ela, este efeito pode ser ignorado.
As mudanças climáticas podem desencadear uma crise financeira? (The Economist)
O Carbon Tracker é um think tank que acompanha os riscos dos combustíveis fósseis para o sistema financeiro.
Duas forças-tarefa estão explorando os riscos para os sistemas financeiros. Uma delas é para a emergência climática - a Task Force on Climate-Related Financial Disclosures - e a outra para a crise da natureza - a Taskforce on Nature-related Financial Disclosures.
Mas muitas iniciativas são apenas voluntárias e as empresas não estão fazendo o suficiente para entender e agir sobre os riscos. Vários grupos estão exigindo que elas prestem contas, incluindo: