Imposto sobre Artigos de Luxo
Projeto LocalEm média, quanto mais rica for uma pessoa, mais ela contribuirá para a emergência climática. Isso se deve, em parte, ao fato de que os grupos mais ricos fazem um consumo de luxo mais intensivo em carbono, como voar regularmente e dirigir carros maiores. Eles também têm investimentos e poupanças que sustentam empresas e atividades que produzem emissões de gases de efeito estufa. No geral, o 1% mais rico do mundo contribui com mais do que o dobro das emissões de gases de efeito estufa da metade mais pobre da humanidade.
No entanto, todos nós enfrentamos o mesmo orçamento global de carbono: a quantidade que pode ser emitida antes que as temperaturas subam acima dos perigosos níveis de 1,5C ou 2C. Mais voos de classe executiva e SUVs significam menos para as comunidades mais pobres usarem no cultivo de alimentos, aquecimento de casas e outros itens essenciais da vida.
A tributação do consumo de luxo é uma maneira de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Isso tornaria as atividades de luxo com uso intensivo de carbono mais caras, desestimulando-as e destacando que esse comportamento não é compatível com a prevenção da emergência climática. Também aumentaria as receitas que poderiam ser gastas no apoio às comunidades mais pobres e na implantação de tecnologias limpas. Os custos mais altos das emissões de gases de efeito estufa também podem incentivar os fabricantes de luxo a inovar para economizar custos. Enquanto isso, as reduções na desigualdade são geralmente boas para as sociedades.
Os impostos sobre o consumo de luxo precisariam ser coordenados globalmente para que os fabricantes e os consumidores de luxo não mudem simplesmente suas emissões de gases de efeito estufa para outro lugar. Eles também precisam ser projetados com cuidado para que tenham como alvo o consumo de luxo e os indivíduos mais ricos, e não os mais pobres da sociedade.
Quando você realiza esta ação, compre 2 cartas para cada símbolo de Regulamentação nesta pilha de cartas. Adicione quaisquer cartas que reduzam Emissões de Energia Suja ou outras fontes de Emissão à sua mão. Descarte as outras cartas.
Você pode realizar esta ação uma vez por rodada.
5 coisas que você precisa saber sobre a desigualdade de carbono (Oxfam International)
Um imposto de luxo sobre o carbono para enfrentar as mudanças climáticas e a desigualdade: Nem todo carbono é criado da mesma forma (Ethics & International Affairs)
Desigualdade de carbono em 2030: emissões de consumo per capita e a meta de 1,5⁰C (Oxfam Policy & Practice)
Apoiar campanhas como:
É hora de tornar o voo mais justo (Possível)
Rede de Justiça Tributária