Compromisso Desconsiderado
CriseO enfrentamento da emergência climática exige, globalmente, o fim do uso de combustíveis fósseis e a redução a zero das emissões de gases de efeito estufa. Muitas organizações, inclusive governos e grandes empresas, se comprometeram a fazer isso. Isso representa uma melhora em relação à situação anterior, em que muitas não haviam assumido compromissos claros e mensuráveis. Mas muitos desses grupos não estão eliminando os combustíveis fósseis com rapidez suficiente ou de forma alguma. As metas também são injustas, com os países mais ricos não apoiando os países que emitiram quantidades relativamente pequenas de emissões de gases de efeito estufa historicamente, mas que estão mais expostos e vulneráveis aos choques climáticos. Em geral, esses países foram colonizados e administrados pelos países mais ricos.
Governos e empresas poderosos podem cada vez mais desconsiderar completamente seus compromissos. Muitos dos tratados globais sob os quais os compromissos foram assumidos exigem legalmente a participação dos países. Mas seus compromissos são voluntários. Foi fácil fazer promessas sobre ações futuras. Mas quando as datas-limite chegarem, os países poderão ignorar os compromissos se a ação climática for considerada muito difícil ou não for uma prioridade. Esse já é o caso de muitas empresas, que estão diminuindo suas ambições climáticas à medida que ocorrem mudanças econômicas e seus lucros são afetados.
No entanto, esses compromissos existem, em parte, porque os ativistas de todo o mundo lutaram por eles. Existem muitas campanhas que obrigam países e empresas a prestar contas.
Descarte 1 carta de Projeto Global virada para cima à sua escolha.
Se esta Crise estava virada para cima durante a Etapa Local e jogadores inseriram 2 cartas sob ela, este efeito pode ser ignorado.
O Climate Action Tracker acompanha o progresso em direção às metas climáticas internacionais.
Compartilhamentos justos para o clima (Friends of the Earth)
Uma das principais maneiras de fazer com que as organizações prestem contas de seus compromissos é usar a lei: litígio sobre mudanças climáticas.
A Client Earth, uma instituição jurídica beneficente, explica como isso é feito.
Mantenha seu empregador e o governo responsáveis pelas metas que estabeleceram.