Insegurança Hídrica
CriseA insegurança hídrica é uma crise de escassez. A escassez de água ocorre quando as pessoas não conseguem atender às suas necessidades de água devido à falta de qualidade, porque a demanda excede a oferta, a falta de infraestrutura impede o acesso ou as estruturas institucionais não equilibram as necessidades de todos.
À medida que a população global aumenta e o desenvolvimento econômico com uso intensivo de recursos continua, os recursos hídricos e a infraestrutura de muitos países não estão conseguindo atender à demanda acelerada. A escassez de água já ameaça mais de 1 bilhão de pessoas, com cerca de dois terços da população mundial passando por períodos de escassez.
Alguns grupos de pessoas são particularmente afetados. Os grupos pobres e marginalizados estão na linha de frente de qualquer crise de escassez de água, pois têm menos condições de comprar água em tempos de escassez. A falta de água afeta sua capacidade de manter uma boa saúde, proteger suas famílias e ganhar a vida. Para muitas mulheres e meninas, a escassez de água significa uma coleta de água mais trabalhosa e demorada, colocando-as em maior risco de ataques físicos e, muitas vezes, impedindo-as de estudar ou trabalhar.
A emergência climática está piorando a escassez de água. Não só os padrões de chuva estão mudando e as temperaturas quentes estão acelerando a evaporação dos reservatórios, como também o armazenamento de água terrestre - a água mantida no solo, na neve e no gelo - está diminuindo. Isso resulta no aumento da escassez de água, o que prejudica a atividade social.
A falta de dados significa falta de gerenciamento integrado. Muitos países não têm sistemas de monitoramento de água bem desenvolvidos, o que impede o gerenciamento integrado de recursos hídricos que possa equilibrar as necessidades das comunidades e da economia em geral, principalmente em tempos de escassez. Muitas vezes, a demanda industrial descontrolada por água, a poluição da água causada por atividades comerciais e agrícolas e as redes de tubulação com vazamentos contribuem para a falta de água para as pessoas que mais precisam dela.
A água deve ser tratada como um recurso escasso. A gestão integrada de recursos hídricos (IWRM) fornece uma estrutura ampla para que os governos alinhem os padrões de uso da água com as necessidades e demandas de diferentes usuários, incluindo o meio ambiente.
Todos os jogadores devem descartar 1 carta por Faixa de Temperatura, da própria mão e/ou Área de Jogo.
Os jogadores podem reduzir este efeito em 1 para cada ficha de Resiliência Ecológica no tabuleiro de jogador.
Por exemplo: 3 Faixas de Temperatura - 2 fichas de Resiliência Ecológica = descarte 1 carta.
Cartas descartadas de sua Área de Jogo podem vir de qualquer lugar em qualquer pilha, inclusive a carta da frente. Se um jogador descarta a carta da frente de uma pilha, a ação da carta diretamente atrás ficará disponível. Fichas de Resiliência não são descartadas.
Saiba qual é o plano de seca em sua área e certifique-se de segui-lo em períodos de clima seco.
Faça campanha para que o seu governo estabeleça controles robustos contra a poluição industrial, agrícola e comercial, exigindo que as empresas que violarem essas regras paguem por soluções de remediação e restauração ecológica.
Faça campanha por sistemas de água seguros, bem conservados e com baixo vazamento em sua área, administrados pelo governo.