Empoderamento Feminino

Projeto Local
card artwork

Os direitos humanos fundamentais das mulheres, bem como das pessoas trans e não binárias, em todo o mundo estão em risco devido à discriminação, à injustiça, à opressão, à falta de direitos reprodutivos e à violência. O empoderamento das mulheres é essencial para a conquista desses direitos, para garantir a igualdade de gênero, o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza, e para aumentar a representação e a participação das mulheres nas esferas sociais e políticas. 

A violação dos direitos das mulheres e a subjugação das mulheres ocorrem em todos os países e em todos os setores e indústrias. Ela reforça normas de gênero prejudiciais, estereótipos e discriminação contra as mulheres, limitando suas oportunidades de educação, emprego e tomada de decisões. Geralmente está ligada à opressão das comunidades LGBTQIA+, que também são perseguidas por sistemas patriarcais. 

O empoderamento das mulheres pode incluir assistência médica, educação, proteções legais, apoio para acessar empregos dignos e muito mais.  Os programas devem contextualizar as diferentes maneiras pelas quais as mulheres de diferentes culturas, regiões e comunidades podem precisar de apoio. Por exemplo, as mulheres migrantes podem enfrentar formas sobrepostas de exclusão social, nas quais elas lutam para ter acesso ao trabalho e à assistência médica devido a barreiras de visto e à falta de suporte de tradução. O empoderamento das mulheres diante da emergência climática é particularmente importante, pois muitas mulheres enfrentam níveis mais altos de vulnerabilidade aos seus impactos devido às desigualdades de gênero existentes. Por exemplo, em situações em que as mulheres são impedidas de acessar suas finanças ou de conseguir trabalho, elas não têm o poder de migrar quando afetadas pela emergência climática. Essas mulheres podem precisar de apoio adicional para adquirir novas habilidades para oportunidades de emprego inteligentes em relação ao clima. O aumento da exposição ao estresse térmico, aos eventos climáticos extremos e à poluição do ar pode exacerbar as condições de saúde existentes nas mulheres e representar riscos durante a gravidez e o parto. A não consideração das necessidades específicas das mulheres na tomada de decisões para planos e estratégias de adaptação a emergências climáticas pode resultar em maior marginalização das mulheres. 

Educação e desenvolvimento de habilidades, oportunidades econômicas justas e iguais, combate ao preconceito e ao ódio e melhoria do acesso à saúde e aos direitos reprodutivos são algumas das maneiras pelas quais o empoderamento das mulheres pode ser alcançado. 

Notas de Jogabilidade

Descarte 1 carta de sua mão para: adicionar 1 ficha de Resiliência Social para cada símbolo de Sociedade nesta pilha de cartas; ou adicionar 1 ficha de Resiliência Ecológica para cada símbolo de Ecologia nesta pilha de cartas; ou adicionar 1 ficha de Resiliência de Infraestrutura para cada símbolo de Infraestrutura nesta pilha de cartas.

Adicione estas fichas ao seu tabuleiro de jogador.

Card Rules Image
Tome uma Atitude
  • Valorize e busque sua própria educação e compartilhe sua história educacional com outras pessoas.  

  • Incentivar os formuladores de políticas e os líderes comunitários a oferecer educação gratuita e de alta qualidade para todos, inclusive para aqueles que são mais vulneráveis aos impactos negativos das mudanças climáticas. 

  • Faça o que puder (seja tutor, ajude a cuidar dos filhos, contribua para bolsas de estudo, etc.) para apoiar oportunidades educacionais gratuitas para outras pessoas. Promova a igualdade de gênero no local de trabalho, como salário igual para trabalho igual, licença parental e acordos de trabalho flexíveis para mães que trabalham. 

  • Contribuir ou iniciar esquemas de mentoria e cuidados infantis gratuitos administrados pela comunidade, ou fazer campanha para que o governo os ofereça. 

Cartas Relacionadas