Eliminação de Energia Suja

Projeto Local
card artwork

O uso de carvão e outras usinas de combustíveis fósseis para produzir eletricidade causa emissões significativas de gases de efeito estufa e poluição do ar. Para atingir nossas metas climáticas globais, muitas usinas de carvão e gás precisarão ser desativadas antes do previsto. Por exemplo, o uso de carvão precisa cair drasticamente de 37% da geração de energia global em 2019 para não mais que 2,5% até 2030.  Esse processo de eliminação gradual é especialmente importante no Mundo Majoritário, onde muitas nações desenvolveram mais recentemente uma infraestrutura de combustível fóssil que fornece acesso à energia para milhões de pessoas em comunidades vulneráveis, muitas vezes pela primeira vez.  

Com isso em mente, se as nações da maioria do mundo quiserem eliminar gradualmente suas usinas de combustível fóssil, substituí-las por geradores limpos e acompanhar o aumento da demanda de energia no processo, elas precisarão de apoio financeiro das nações mais ricas. Sem ajuda, muitos países podem não estar dispostos a sacrificar ou interromper seu crescimento para se livrar de sua eletricidade suja, quando os países mais ricos prosperaram usando eletricidade suja por décadas às suas custas. Além disso, a partir de 2019, mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso à eletricidade. Há uma oportunidade de atender a essas comunidades com energia limpa desde o início, especialmente devido à capacidade da energia solar e eólica de apoiar redes locais, ou microrredes, que são consideradas mais resistentes ao clima e reduzem a necessidade de uma infraestrutura de rede cara.  

Notas de Jogabilidade

Descarte 1 carta de sua mão, então remova 1 ficha de Energia Suja do seu tabuleiro de jogador para cada símbolo de Energia nesta pilha de cartas.

Card Rules Image
Tome uma Atitude
  • Apoie iniciativas de energia limpa em sua comunidade, como a instalação de painéis solares ou o apoio a projetos eólicos comunitários. 

  • Peça a seus representantes eleitos que digam não a novas usinas de carvão e combustíveis fósseis e, se você mora em um país mais rico, que apoiem as nações da maioria do mundo na eliminação gradual da energia fóssil.  

Cartas Relacionadas