Planejamento de Risco Sistêmico
Projeto LocalAs viagens aéreas internacionais ajudaram a conectar o mundo como nunca antes. Mas em 2020, elas ajudaram a espalhar a pandemia da COVID-19 globalmente em poucos meses. Mais de uma década antes, durante a crise financeira de 2007/8, uma crise no mercado hipotecário americano logo se tornou uma crise econômica global. Isso ocorreu porque as empresas financeiras se tornaram muito conectadas. Esses são exemplos de riscos que emergem de sistemas inteiros: risco sistêmico.
Os riscos criados pela emergência climática também são sistêmicos. Os sistemas alimentares são um excelente exemplo. Eles dependem de um pequeno número de culturas, cultivadas em um pequeno número de lugares, que são altamente vulneráveis aos choques climáticos. Os alimentos são distribuídos de forma desigual, com centenas de milhões de pessoas passando fome em países vulneráveis ao clima, enquanto muitos alimentos são desperdiçados. A produção de alimentos também produz cerca de um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa e é uma das principais causas da destruição do ecossistema.
Tornar-se resiliente aos efeitos da emergência climática exige que as sociedades reduzam o risco sistêmico. No caso dos sistemas alimentares, isso significa diversificar onde e o que os alimentos são cultivados, minimizar o desperdício e garantir uma distribuição mais justa dos alimentos.
O planejamento de risco sistêmico também é necessário em outros sistemas, incluindo os sistemas financeiro, de saúde e político, todos vulneráveis aos impactos cada vez piores da emergência climática.
Adicione 2 fichas de Resiliência Social ao seu tabuleiro de jogador.
Você pode fazer isto apenas uma vez por rodada.
Nota informativa sobre risco sistêmico (Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, UNDRR)
Avaliação de risco de mudança climática (Chatham House)
Considere realizar um planejamento de risco sistêmico para a sua organização, identificando os riscos que podem piorar durante a emergência climática: alimentação, saúde e financeiro.
Pergunte aos políticos locais e nacionais que planejamento de risco sistêmico foi realizado em face da emergência climática e o que você precisa saber.