Cimento Alternativo
Projeto LocalO cimento é a segunda substância mais usada no mundo depois da água. No entanto, a fabricação de cimento produz bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa a cada ano, porque seus ingredientes são aquecidos a temperaturas extremamente altas, exigindo muita energia que, muitas vezes, vem da queima de combustíveis fósseis. A maior parte das emissões de gases de efeito estufa do cimento é produzida durante o processo químico de sua formação. As emissões de gases de efeito estufa também são produzidas pelo transporte e extração de seus ingredientes.
Para reduzir as emissões da produção de cimento, os pesquisadores estão desenvolvendo ingredientes alternativos, incluindo cinzas vulcânicas, vidro reciclado e produtos de resíduos industriais que podem substituir os ingredientes convencionais do cimento, como calcário e argila. Outros estão se concentrando na fabricação de cimento usando energia renovável e capturando parte das emissões de gases de efeito estufa produzidas em vez de liberá-las na atmosfera.
Mas o cimento e o concreto também têm sérios impactos sobre a água, a poluição e a toxicidade. Planejadores urbanos, arquitetos e engenheiros podem reutilizar e reaproveitar edifícios, estruturas e materiais existentes e usar materiais alternativos de baixo carbono, como madeira de origem sustentável, para evitar o uso de cimento e concreto. Essas opções nos oferecem maneiras mais limpas de garantir que as gerações futuras tenham espaço suficiente para trabalhar e viver.
Você deve ter 1 símbolo de Inovação nesta pilha de cartas para realizar esta ação.
Remova 1 ficha de Emissões de Indústria do seu tabuleiro de jogador.
Você pode realizar esta ação uma vez por rodada.
Cimento alternativo (redução do projeto)
Acelerador de Construção Limpa (C40 Cities)
Concreto: o material mais destrutivo da Terra (The Guardian)
Se estiver planejando um projeto de construção que usaria concreto, desafie sua equipe de arquitetura a considerar se há edifícios ou materiais existentes que poderiam ser usados em seu lugar. Se não for possível evitar o uso de concreto, obtenha uma mistura de cimento com baixo teor de carbono.
Faça campanha para que os regulamentos locais de construção incluam datas de eliminação progressiva de materiais tóxicos, como cimento e concreto.
Escreva uma carta ao editor de um meio de comunicação que você acompanha, pedindo que cubram os impactos climáticos do cimento e dos projetos arquitetônicos locais que usam materiais prejudiciais.