Orçamento para o Bem-estar
Projeto LocalAs decisões sobre como gastar o dinheiro do governo são parcialmente determinadas pelo fato de poderem aumentar o produto interno bruto (PIB). O PIB é uma medida dos bens e serviços produzidos em um país. Muitos governos presumem que mais PIB significa maior bem-estar, pois os bens e serviços aumentam e melhoram. Mas as evidências mostram que o crescimento do PIB está, na verdade, pouco relacionado ao bem-estar. Por exemplo, a construção de mais usinas de carvão aumentará o PIB, sem levar em conta os impactos da poluição atmosférica mortal e das emissões de gases de efeito estufa criadas pela queima do carvão.
É necessária uma grande mudança de mentalidade e cultura na forma como os governos gastam dinheiro e medem o sucesso de uma sociedade e de sua economia. Isso pode ser difícil em culturas políticas que se concentram no curto prazo e presumem erroneamente que o crescimento econômico sempre melhora o bem-estar das pessoas e do planeta.
Alguns governos estão agora introduzindo orçamentos de gastos que visam diretamente o bem-estar, usando uma variedade de estatísticas para determinar como o dinheiro será gasto. Isso pode incluir a avaliação do impacto dos investimentos do governo sobre a saúde mental, o meio ambiente e os direitos das comunidades indígenas.
No entanto, os ciclos orçamentários do governo - que alocam dinheiro para um ano financeiro ou para um parlamento plurianual - são curtos, portanto, essa pode ser a abordagem errada para fornecer os investimentos consistentes e de longo prazo necessários para enfrentar problemas profundos, como saúde mental e destruição ambiental.
Descarte 2 cartas de sua mão. Então, remova 1 ficha de Emissão (de qualquer tipo) do seu tabuleiro de jogador e diminua sua Demanda Energética em 1.
Você pode realizar esta ação uma vez para cada símbolo de Incentivo nesta pilha de cartas a cada rodada.
Confira a Wellbeing Economy Alliance (WEAll), uma coalizão global que trabalha em prol de uma economia do bem-estar.
Leia Doughnut Economics, de Kate Raworth, que oferece uma variedade de visões para um planeta seguro e próspero.