Flexibilização Quantitativa Verde

Projeto Local
card artwork

Após a crise financeira global de 2007/8, os governos buscaram uma maneira de fazer com que as economias voltassem a crescer. Muitos descartaram a possibilidade de gastar dinheiro público. Isso significava que os bancos centrais tinham que desempenhar um papel importante, e eles o fizeram usando a flexibilização quantitativa (QE).

Os bancos criam dinheiro sempre que emitem empréstimos. Com a QE, os bancos centrais criaram novas reservas de dinheiro e as utilizaram para comprar ativos financeiros, como os títulos emitidos por governos e empresas, que passaram a ter mais dinheiro para gastar na economia. Isso aumentou o preço desses ativos, o que significa que as taxas de juros caíram e ficou mais fácil para os bancos, pessoas e empresas tomarem empréstimos novamente, colocando ainda mais dinheiro na economia. A ideia era que o crescimento econômico viria em seguida.

Muitos dos ativos financeiros comprados com QE ajudaram a financiar combustíveis fósseis e outras atividades econômicas destrutivas. Portanto, os defensores do QE verde propõem que apenas os ativos que financiam energia renovável, restauração natural e outras atividades sustentáveis sejam comprados. Isso ajudaria a reduzir o custo dos empréstimos para esses investimentos, incentivando mais investimentos verdes. Também ajudaria as economias com a criação de empregos verdes, bem como ajudaria a evitar que as economias fossem destruídas pela emergência climática.

Embora alguns bancos centrais estejam explorando como tornar seus programas de compras mais ecológicos, o QE verde não é muito difundido. Outras políticas do banco central para impulsionar a ação climática, que não envolvem a injeção de dinheiro na economia, incluem a introdução do risco climático nas metas e mandatos do banco central; o desenvolvimento de ferramentas de avaliação de risco macroprudencial para medir e regular o risco climático ao qual as empresas e os investidores estão expostos; a elaboração de diretrizes de empréstimos verdes para os bancos; o fim da compra de títulos emitidos por empresas de combustíveis fósseis pelo banco central; e o desenvolvimento de regras de orientação de crédito, como taxas de juros preferenciais para empréstimos verdes.

Notas de Jogabilidade

Quando você realiza esta ação, compre 1, 2 ou 3 cartas de Projeto Local adicionais se você possui 2-3, 4-5 ou 6 ou mais símbolos de Incentivo nesta pilha de cartas.

Você pode fazer isto apenas uma vez por rodada.

Card Rules Image
Tome uma Atitude

Apoie grupos como a Positive Money, uma organização internacional de pesquisa e campanha que reimagina como o dinheiro, os bancos e as finanças podem funcionar melhor para o bem-estar das pessoas e do planeta.

Cartas Relacionadas